07/12/2020 às 08h31min - Atualizada em 07/12/2020 às 08h31min

FERNANDO SALIM: CENTRO CULTURAL BENEFICENTE ISLÂMICO POETA MUÇULMANO

Centro Cultural Beneficente Islâmico Poeta Muçulmano é uma organização brasileira de base islâmica, cujo objetivo é capacitar as pessoas através da educação em gera, (social, cultural,etc,,,) construção de identidade e serviço comprometido com a comunidade.

FERNANDO CARIM A perspectiva da comunidade é guiar pelos princípios ensinados pelo Profeta Muhammad (saas) ,e acreditar na importância da:
Comunidade Islâmica - Ummah
Liderança islâmica - Wilayah
Confirmação do modo de vida islâmico - Takleef Shari
Proclamação o Islã  - Dawah
Acreditamos que para a salvação ser alcançada, as aspirações devem centrar-se na preparação para o Salvador prometido.
Inspirado nos ensinamentos islâmicos, nossas atividades são focadas em capacitação das bases.
Por que Deus Enviou Profetas para a humanidade?
Um livro significativo requer que o professor entenda e ensine seus significados.
Universo é um livro.
Cada criatura é uma frase, uma palavra ou uma letra.
Variando dos átomos ao sol, cada criatura esconde inúmeros e preciosos significados por trás da arte, composição, sistema e projeto bordado e colocados sobre eles.
Quais são os mistérios que o universo sussurra para a humanidade?
O que todas essas criaturas, eventos, nascimentos e mortes, mudanças no universo, abundância sem desperdício, recompensas infinitas e concessões significam?
O criador que criou este livro significativo, naturalmente, enviará “profetas” como os professores para ler, entender, ensinar e explicar os significados sagrados e misteriosos deste universo maravilhoso para a humanidade.
A sabedoria exige que todo ser humano definitivamente se pergunte e faça as perguntas:
O que somos nós?
De onde nós viemos para este mundo?
Onde estamos indo?
Por que estamos aqui?
Todo ser inteligente e racional quer as respostas dessas perguntas.
Mas quem sabe as respostas?
Quem sabe, exceto o Senhor e o Criador dos Reinos e das vidas?
Por mais que Allah saiba todas essas respostas, Ele certamente notificará a humanidade dessas elevadas metas colocadas no universo e, claro, ele escolherá os indivíduos mais ilustres como “Profetas” para essa missão sagrada.
Se os profetas não tivessem sido enviados, as pessoas teriam dificuldade em escolher entre o certo e o errado e encontrar a verdade, boa e mais benéfica.
Levaria muito tempo para aprender através da experiência e erro e eles provavelmente iriam falhar no final. Então Allah, com Sua infinita Misericórdia e Graça, enviou os profetas como guias do caminho mais reto para os seres humanos.
Allah disse:
“[NÓS ENVIAMOS] MENSAGEIROS POR ALVISSAREIROS E ADMOESTADORES, PARA QUE NÃO HOUVESSE, DA PARTE DOS HUMANOS, ARGUMENTAÇÃO DIANTE DE ALLAH, APÓS A VINDA DOS MENSAGEIROS. E ALLAH É TODO-PODEROSO, SÁBIO.” [SAGRADO ALCORÃO 4:165]
Allah é o mais Compassivo, então Ele não quer que os seres humanos façam errado. Então, Ele enviou profetas para informar e ensinar as pessoas sobre os erros e os danos que prejudicariam sua vida tanto neste mundo quanto na vida futura. Os seres humanos que persistirem no erro serão responsabilizados e serão levados em conta no Dia do Juízo. Se Allah não tivesse enviado nenhum profeta, as pessoas teriam objetado e dito: “Nós não sabíamos.
Ninguém nos advertiu contra o errado e mostrou o certo.
Se tivessem feito, teríamos escolhido exatamente o certo.
Esta conta é injusta!
Os profetas orientam a humanidade não apenas no aspecto espiritual, mas também foram os guias e os professores sobre civilização, progresso cultural e social e ocupações artísticas, comerciais, agrícolas e outras.
Por exemplo, o Profeta Noé é o especialista dos construtores navais.
O Profeta José é o especialista dos relojoeiros e o Profeta Enoque é o especialista dos alfaiates. Isto é, a humanidade precisa de profetas não apenas para fins religiosos, fé e moralidade; mas também para progressos materialistas e mundanos.
O Centro Islâmico é composto de um Sheyk (lider e Teologo religioso Islamico) responsável para dar sequencia aos trabalhos de ações sociais,familiares,educacionais e politicas relacionadas aos intereses desta organização,assim destinados pela religião.
Também com seu estatuto e ata registrados nos regimes da lei federativa,organização religiosa composta de diretoria destacando-se como Presidente e fundador o Líder Islâmico,escritor e Poeta Muçulmano,possuidor de direitos juridicos e representativos por essa entidade.
Mais detalhes pesquise Estatutos e Atas contidos no regime interno desta entidade religiosa.
Que Allah nos abençoe e recompense á todos.
Allah sabe mais..
Allahu Akbah...Subhan Allah...Alhamdullillah...
 
O Alcorão contém excelentes recomendações para a humanidade.
Pessoas de qualquer religião podem ser beneficiadas pelos seus ensinamentos.
As lições corânicas purificam a alma e educam a mente.
As palavras de Deus, registradas no Alcorão, contém ensinamentos para diversas ocasiões.
Elas instruem os muçulmanos a agirem com dignidade e respeito às outras pessoas, em ocasiões distintas, mesmo quando somos injustiçados.
Veja 59 exemplos presentes no livro sagrado islâmico que orientam bons modos.
 
1. Não fale de maneira rude
Pela misericórdia de Allah, foste gentil para com eles; porém, tivesses tu sido insociável ou de coração insensível, eles se teriam afastado de ti. Portanto, indulta-os, implora o perdão para eles e consulta-os nos assuntos (do momento). E quando te decidires, confia em Allah, porque Allah aprecia aqueles que (n‟Ele) confiam. (Alcorão 3:159)
 
2. Contenha a raiva
Que fazem caridade, tanto na prosperidade, como na adversidade; que reprimem a cólera; que perdoam o próximo. Sabei que Allah aprecia os benfeitores. (Alcorão 3:134)
 
3. Seja bondoso
Adorai a Allah e não Lhe atribuais parceiros. Tratai com benevolência os vossos pais e parentes, os órfãos, os necessitados, o vizinho próximo, o vizinho estranho, o companheiro de lado, o viajante e os vossos servos, porque Allah não estima arrogante e pretencioso algum. (Alcorão 4:34)
 
4. Não seja arrogante
Disse-lhe: Desce daqui (do Paraíso), porque aqui não é permitido te ensoberbeceres. Vai-te daqui, porque és um dos abjetos! (Alcorão 7:13)
 
5. Perdoe o erro dos outros
Conserva-te indulgente, recomenda o bem e afasta-te dos ignorantes.(Alcorão 7:199)
 
6. Fale de maneira calma
Porém, falai-lhe afavelmente, a fim de que fique ciente ou tema. (Alcorão 20:44)
 
7. Não ridicularize os outros
Ó crentes, que nenhum povo zombe de outro; é possível que (os escarnecidos) sejam melhores do que eles (os escarnecedores). Que tampouco nenhuma mulher zombe de outra, porque é possível que esta seja melhor do que aquela. Não vos difameis, nem vos motejeis mutuamente com apelidos. Muito vil é o nome que denota maldade (para ser usado por alguém), depois de ter recebido a fé! E aqueles que não se arrependerem serão os injustos. (Alcorão 49:11)
 
8. Não desrespeite seus pais
O decreto de teu Senhor é que não adoreis senão a Ele; que sejais indulgentes com vossos pais, mesmo que a velhice alcance um deles ou ambos, em vossa companhia; não lhes dirijais palavras de desrespeito, nem griteis com eles; outrossim, dirigi-lhes palavras honrosas. (Alcorão 17:23)
 
9. Não siga ninguém cegamente
Quando lhes é dito: Segui o que Allah revelou! Dizem: Qual! Só seguimos as pegadas dos nossos pais! Segui-las-iam ainda que seus pais fossem destituídos de compreensão e orientação? (Alcorão 2:170)
 
10. Dê mais tempo para o devedor pagar, caso ele esteja passando por dificuldades
Se vosso devedor se achar em situação precária, concedei-lhe um tempo; mas, se o perdoardes, será preferível para vós, se quereis saber. (Alcorão 2:280)
 
11. Não suborne
N
ão consumais os vossos bens em vaidades, nem os useis para subornar os juízes, a fim de vos apropriardes ilegalmente, com conhecimento, de algo dos bens alheios. (Alcorão 2:188)
 
12. Não quebre promessas
A virtude não consiste só em que orienteis vossos rostos até ao levante ou ao poente. A verdadeira virtude é a de quem crê em Allah, no Dia do Juízo Final, nos anjos, no Livro e nos profetas; de quem distribui seus bens em caridade por amor a Allah, entre parentes, órfãos, necessitados, viajantes, mendigos e em resgate de cativos (escravos). Aqueles que observam a oração, pagam o zakat, cumprem os compromissos contraídos, são pacientes na miséria e na adversidade, ou durante os combates, esses são os verazes, e esses são os tementes (a Allah). (Alcorão 2:177)
 
13. Seja justo
Ó crentes, sede firmes em observardes a justiça, atuando como testemunhas, por amor a Allah, ainda que o testemunho seja contra vós mesmos, contra os vossos pais ou contra os vossos parentes, seja o acusado rico ou pobre, porque a Allah incumbe protegê-los. Portanto, não sigais os vossos caprichos, para não serdes injustos; e se falseardes o vosso testemunho ou vos recusardes a prestá-lo, sabei que Allah está bem inteirado de tudo quanto fazeis. (Alcorão 4:135)
 
14. Mulheres têm direito à herança
Concedei os dotes que pertencem às mulheres e, se for da vontade delas conceder-vos algo, desfrutai-o com bom proveito. (Alcorão 4:7)
 
15. Proteja os órfãos
Nesta vida e na Outra. Consultar-te-ão a respeito dos órfãos; dize- lhes: Fazer-lhes o bem é o melhor. E se misturardes vossos assuntos com os deles, ficai sabendo que são vossos irmãos; sabei que Allah distingue o corrupto do benfeitor. Porém, se Allah quisesse, ter-vos- ia afligido, porque é Poderoso, Prudentíssimo. (Alcorão 2:220)
 
16. Não consuma a riqueza um do outro de maneira injusta
Ó crentes, não consumais reciprocamente os vossos bens, por vaidade; realizai comércio de mútuo consentimento e não cometais suicídio, porque Allah é Misericordioso para convosco. (Alcorão 4:29)

17. Procure estabelecer paz e equidade entre as pessoas
E quando dois grupos de crentes combaterem entre si, reconciliai- os, então. E se um grupo provocar outro, combatei o provocador, até que se cumpram os desígnios de Allah. Se, porém, se cumprirem (os desígnios), então reconciliai-os equitativamente e sede equânimes, porque Allah aprecia os equânimes. (Alcorão 49:9)
 
18. Evite suposições sobre os outros
Ó crentes, evitai tanto quanto possível a suspeita, porque algumas suspeitas implicam em pecado. (Alcorão 49:12)
 
19. Não espione e não faça calúnias
Não vos espreiteis, nem vos calunieis mutuamente. Quem de vós seria capaz de comer a carne do seu irmão morto? Tal atitude vos causa repulsa! Temei a Allah, porque Ele é Remissório, Misericordiosíssimo. (Alcorão 49:12)
 
20. Pratique caridade
Crede em Allah e em Seu Mensageiro, e fazei caridade daquilo que Ele vos fez herdar. E aqueles que, dentre vós, crerem e fizerem caridade, obterão uma grande recompensa. (Alcorão 57:7)
 
21. Procure pelos necessitados
(Concedei-a) aos que empobrecerem, empenhados na causa de Allah, que não podem se dar a negócios na terra, e que o ignorante não os crê necessitados, porque são reservados. Tu os reconhecerás por seus aspectos, porque não mendigam impertinentemente. De toda a caridade que fizerdes Allah saberá. (Alcorão 2:273)
 
22. Fale com os necessitados de maneira gentil
Porém, se te absténs (ó Muhammad) de teres intimidade com eles, com o fim de alcançares a misericórdia de teu Senhor, a qual almejas, fala-lhes afetuosamente. (Alcorão 17:28)
 
23. Receba bem os convidados
Quando se apresentaram a ele e disseram: Paz! respondeu-lhes: Paz! (E pensou): “É gente desconhecida”. E voltou rapidamente para os seus, e trouxe (na volta) um bezerro gordo. Que lhes ofereceu… Disse (ante a hesitação deles): Não comeis? (Alcorão 51:25-27)
 
24. Obedeça seus pais
O decreto de teu Senhor é que não adoreis senão a Ele; que sejais indulgentes com vossos pais, mesmo que a velhice alcance um deles ou ambos, em vossa companhia; não lhes dirijais palavras de desrespeito, nem griteis com eles; outrossim, dirigi-lhes palavras honrosas. (Alcorão 17:23)
 
25. Pratique aquilo que você prega
Ordenais, acaso, às pessoas a prática do bem e esqueceis, vós mesmos, de fazê-lo, apesar de lerdes o Livro? Não raciocinais? (Alcorão 2:440)
 
26. Não pratique corrupção
E de quando Moisés Nos implorou água para o seu povo, e lhe dissemos: Golpeia a rocha com o teu cajado! E de pronto brotaram dela doze mananciais, e cada grupo reconheceu o seu. Assim, comei e bebei da graça de Allah, e não prevariqueis na terra, causando corrupção. (Alcorão 2:60)
 
27. Lute apenas com quem lutar contra você
Combatei, pela causa de Allah, aqueles que vos combatem; porém, não pratiqueis agressão, porque Allah não estima os agressores. (Alcorão 2:190)
 
28. Sempre se esforce
De que o homem não obtém senão o fruto do seu proceder? (Alcorão 53:39)
 
29. Não há compulsão na religião
Não há imposição quanto à religião, porque já se destacou a verdade do erro. Quem renegar o sedutor e crer em Allah, ter-se-á apegado a um firme e inquebrantável sustentáculo, porque Allah é Oniouvinte, Sapientíssimo. (Alcorão 2:256)

30. Escolha os governantes pelo mérito
Então, seu profeta lhes disse: Allah vos designou o Talut por rei. Disseram: Como poderá ele impor a sua autoridade sobre nós, uma vez que temos mais direito do que ele à autoridade, e já que ele nem sequer foi agraciado com bastantes riquezas? Disse-lhes: É certo que Allah o elegeu sobre vós, concedendo-lhe superioridade (Alcorão 2:247)
 
31. Seja responsável por suas ações
Allah não impõe a nenhuma alma uma carga superior às suas  forças. Beneficiar-se-á com o bem quem o tiver feito e sofrerá o mal quem o tiver cometido. Ó Senhor nosso, não nos condenes, se nos esquecermos ou nos equivocarmos! Ó Senhor nosso, não nos imponhas carga, como a que impuseste aos nossos antepassados! Ó Senhor nosso, não nos sobrecarregues com o que não podemos suportar! Absolve-nos! Perdoa-nos! Tem misericórdia de nós! Tu és nosso Protetor! Concede-nos a vitória sobre os incrédulos! (Alcorão 2:286)
 
32. Não divida as pessoas
E apegai-vos, todos, ao vínculo de Allah e não vos dividais; recordai-vos das mercês de Allah para convosco, porquanto éreis adversários mútuos e Ele conciliou os vossos corações e, mercê de Sua graça, vos tornastes verdadeiros irmãos; e quando estivestes à beira do abismo infernal, (Allah) dele vos salvou. Assim, Allah vos elucida os Seus versículos, para que vos guieis. (Alcorão 3:103)
 
33. Homens e mulheres serão recompensados da mesma forma
Seu Senhor os atendeu, dizendo: Jamais desmerecerei a obra de qualquer um de vós, seja homem ou mulher, porque procedeis uns dos outros. Quanto àqueles que foram expulsos dos seus lares e migraram, e sofreram pela Minha causa, combateram e foram mortos, absolvê-los-ei dos seus pecados e os introduzirei em jardins, abaixo dos quais correm os rios, como recompensa de Allah. Sabei que Allah possui a melhor das recompensas. (Alcorão 3:195)
 
34. Não recomende a avareza
Quanto àqueles que são avarentos e recomendam aos demais a avareza, e ocultam o que Allah lhes concedeu da Sua graça, saibam que destinamos um castigo humilhante para os incrédulos. (Alcorão 4:37)

35. Não seja invejoso
Ou invejam seus semelhantes por causa do que Allah lhes concedeu de Sua graça? Já tínhamos concedido à família de Abraão o Livro, a sabedoria, além de lhe proporcionarmos um poderoso reino. (Alcorão 4:54)
 
36. Não defenda os traidores
Realmente, revelamos-te o Livro, a fim de que julgues entre os humanos, segundo o que Allah te ensinou, e não sejas defensor dos traidores. (Alcorão 4:105)
 
37. Fique longe do pecado e da agressão
Não vos auxilieis mutuamente no pecado e na hostilidade, mas temei a Allah, porque Allah é severíssimo no castigo. (Alcorão 2:5)
 
38. Seja justo
Ó crentes, sede firmes na causa de Allah e prestai testemunho, a bem da justiça; que o ressentimento aos demais não vos impulsione a serdes injustos para com eles. Sede justos, porque isso está mais próximo da piedade, e temei a Allah, porque Ele está bem inteirado de tudo quanto fazeis. (Alcorão 5:8)
 
39. Evite álcool e inebriantes
Ó crentes, as bebidas inebriantes, os jogos de azar, (a cultuação aos) altares de pedra, e as adivinhações com setas, são manobras abomináveis de Satanás. Evitai-as, pois, para que prospereis. (Alcorão 5:90)

40. Evite jogatinas
Satanás só ambiciona infundir-vos a inimizade e o rancor, mediante as bebidas inebriantes e os jogos de azar, bem como afastar-vos da recordação de Allah e da oração. Não desistireis, diante disto? (Alcorão 5:91)
 
41. Não insulte a fé dos outros
Não injurieis o que invocam, em vez de Allah, a menos que eles, em sua ignorância, injuriem iniquamente a Allah. Assim, abrilhantamos as ações de cada povo; logo, seu retorno será a seu Senhor, que os inteirará de tudo quanto tiverem feito. (Alcorão 6:108)
 
42. Coma e beba, mas não em excesso
Ó filhos de Adão, revesti-vos de vosso melhor atavio quando fordes às mesquitas; comei e bebei; porém, não vos excedais, porque Ele não aprecia os que se excedem. (Alcorão 7:31)
 
43. Ajude aqueles que buscam por proteção
Se algum dos idólatras procurar a tua proteção, ampara-o, para que escute a palavra de Allah e, então, escolta-o até que chegue ao seu lar, porque (os idólatras) são ignorantes. (Alcorão 9:6)
 
44. Os que pecam por ignorância serão perdoados
Quanto àqueles que cometem uma falta por ignorância e logo se arrependem e confiaram em Allah, saibam que teu Senhor, depois disso, será Indulgente, Misericordiosíssimo. (Alcorão 16:119)
 
45. As pessoas conhecem Deus pela sabedoria e por boas instruções
Convoca (os humanos) à senda do teu Senhor com sabedoria e uma bela exortação; dialoga com eles de maneira benevolente, porque o teu Senhor é o mais conhecedor de quem se desvia da Sua senda, assim como é o mais conhecedor dos encaminhados. (Alcorão 16:125)
 
46. Não siga aquilo que você não conhece
Não sigas (ó humano) o que ignoras, porque pelo teu ouvido, pela tua vista, e pelo teu coração, por tudo isto serás responsável! (Alcorão 17:36)
 
47. Não seja vaidoso
É certo que prosperarão os crentes. Que são humildes em suas orações. Que desdenham a vaidade (Alcorão 23:1-3)
 
48. Não entre na casa de alguém sem permissão
Ó crentes, não entreis em casa alguma além da vossa, a menos que peçais permissão e saudeis os seus moradores. Isso é preferível para vós; quiçá, assim, mediteis. (Alcorão 24:27)
 
49. Seja pacífico
E os servos do Clemente são aqueles que andam pacificamente pela terra e, quando os ignorantes lhes falam, dizem: Paz! (Alcorão 25:63)
 
50. Julgue as pessoas com justiça
Allah manda restituirdes ao seu dono o que vos está confiado; quando julgardes entre as pessoas, fazei-o com equidade. Quão excelente é isso a que Allah vos exorta! Ele é Oniouvinte, Onividente. (Alcorão 4:58)
 
51. Não esqueça dos seus deveres nesta vida
Mas procura, com aquilo com que Allah te tem agraciado, a morada do Outro Mundo; não te esqueças da tua porção neste mundo, e sê amável, como Allah tem sido para contigo, e não semeies a corrupção na terra, porque Allah não aprecia os corruptores. (Alcorão 28:77)
 
52. Recomende o certo e proíba o errado
Ó filho meu, observa a oração, recomenda o bem, proíbe o ilícito e sofre pacientemente tudo quanto te suceda, porque isto é ter firmeza (de propósito na condução) dos assuntos. (Alcorão 31:17)

53. Não seja insolente
E não contorças o rosto às gentes, nem andes insolentemente pela terra, porque Allah não estima arrogante e vaidoso algum. (Alcorão 31:18)
 
54. Mulheres devem ser modestas
E permanecei tranquilas em vossos lares, e não façais exibições, como as da época da idolatria; observai a oração, pagai o zakat, obedecei a Allah e ao seu Mensageiro, porque Allah só deseja afastar de vós a abominação, ó membros da Casa, bem como purificar-vos integralmente. (Alcorão 33:33)
 
55. Não se desespere da misericórdia de Deus
Dize: Ó servos Meus, que se excederam contra si próprios, não desespereis da misericórdia de Allah; certamente, Ele perdoa todos os pecados, porque Ele é o Indulgente, o Misericordiosíssimo. (Alcorão 39:53)
 
56. Decida sobre um assunto através de consultas
Que atendem ao seu Senhor, observam a oração, resolvem os seus assuntos em consulta e fazem caridade daquilo com que os agraciamos (42:38)
 
57. O mais nobre é o mais justo
Ó humanos, em verdade, Nós vos criamos de macho e fêmea e vos dividimos em povos e tribos, para reconhecerdes uns aos outros. Sabei que o mais honrado, dentre vós, ante Allah, é o mais temente. Sabei que Allah é Sapientíssimo e está bem inteirado. (Alcorão 49:13)
 
58. Seja justo com pessoas de todas as fés
Allah nada vos proíbe quanto àqueles que não vos combateram pela causa da religião e não vos expulsaram dos vossos lares, nem que lideis com eles com gentileza e equidade, porque Allah aprecia os equitativos. (Alcorão 60:8)
 
59. Lembre-se: peça perdão a Deus, pois Ele é misericordiosíssimo
E todo o bem que fizerdes, será em favor às vossas almas, e achareis a sua recompensa em Allah, o Qual é preferível e mais recompensador. Implorai, pois, o perdão de Allah, porque Allah é Indulgente, Misericordioso. (Alcorão 73:20)


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »