07/11/2020 às 19h44min - Atualizada em 07/11/2020 às 19h44min

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PRESTA CONTAS SOBRE AS AÇÕES DE ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS

A Secretaria de Assistência Social de Carangola está passando por adequações para melhor atender à população, uma vez que os serviços disponibilizados não pararam mesmo diante do cenário atual de Pandemia.

A instalação de barreiras de proteção em vidro temperado nas mesas de atendimento, disponibilização de álcool em gel na entrada dos CRAS, CREAS, BOLSA FAMÍLIA, e Sede da Secretaria de Assistência Social, e ainda o investimento em Equipamentos de Proteção Individual - EPI (como máscaras de acrílico e luvas), têm  como objetivo proteger os funcionários e os beneficiários.
 
Segundo a secretária Sandra Maria Alberice de Oliveira, a busca por atendimento nos equipamentos da Secretaria tem aumentado, e para evitar o trânsito de pessoas fez-se necessário a  extensão dos serviços que antes eram oferecidos apenas na sede, onde funciona o Programa Bolsa Família, para as unidades do CRAS, localizados nos bairros Ouro Verde e Coroado.

 Aproximadamente 80 servidores foram contemplados com EPIs reutilizáveis e de alta duração. Também o cuidado com o público atendido foi observado. A observância aos protocolos foi implementada na organização da entrada de pessoas nos equipamentos de forma organizada de modo a não gerar aglomeração priorizando os atendimentos os casos já acompanhados sob agendamento e distribuição de senhas para atendimento e escala de revezamento de servidores. Vale ressaltar que foi feita a higienização através da parceria com a Defesa Civil com produtos especiais para eliminar qualquer possibilidade de contágio dos servidores e usuários
 
“A melhoria da estrutura de atendimento, seguindo às recomendações da SEDESE, os serviços disponibilizados foram mantidos, observando as normas da Organização Mundial de Saúde, evitando assim, aglomerações e grandes deslocamentos dos usuários. Outra novidade é a implantação do NAS Rural (Núcleo de Assistência Social Rural), destinado ao atendimento das famílias que moram na zona rural do município. Esses munícipes serão   beneficiados pois passarão a ser atendidos na sede da Secretaria, situada à Rua Pedro de Oliveira, 212, para maior comodidade”. Explicou a secretaria Sandra Alberice.

     Mesmo em meio ao cenário caótico, foram adquiridos alimentos ricos em proteínas para as unidades de acolhimento de longa permanecia em Carangola, a saber, Lar Evangélico, Sociedade Civil Carangolense de Proteção a Assistência ao Idoso (Lar dos Idosos) e E.E De Educação Especial Walton Batalha Lima (APAE) chegando ao valor de 40 mil reais.

      Para o acompanhamento das famílias mais afetadas foram contratados profissionais para atendimento sócio assistencial e psicológico com objetivo de fazer a busca ativa (visitas) aos munícipes atingidos pelo covid-19 voltada para o acolhimento e acompanhamento com a intenção de facilitar o acesso as políticas de assistência social como, por exemplo, cadastramento dos usuários no auxílio emergencial, doação de alimentos, atendimento psicológico, orientação e  encaminhamento dos casos de violência familiar ao CREAS, cadastramento e atualização do Cadastro Único das famílias entre outros.Auxílio Gás Emergencial evita que população carente passe necessidade.

      O atendimento remoto também é realidade em Carangola hoje. O programa do Governo Federal o "Criança Feliz" não parou. As visitadoras continuam seu trabalho remoto e incentivo ao desenvolvimento infantil criando estratégias de entretenimento e convivência familiar nesse tempo de pandemia.
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Com isso, até o dia 31 de dezembro deste ano fica assegurado o fornecimento de gás de cozinha para mais de 2.100 famílias de Carangola, de baixa renda, já inscritas no CadÚnico até abril de 2020.

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     Como ação inovadora o "Auxílio Gás Emergencial" foi criado para dar condições à população carente da cidade de enfrentar as dificuldades econômicas causadas pela pandemia do novo coronavírus. Com isso, até o dia 31 de dezembro deste ano fica assegurado o fornecimento de gás de cozinha para mais de 2.100 famílias de Carangola, de baixa renda, já inscritas no CadÚnico até abril de 2020.

      O enfrentamento ao covid-19 tem sido constante e continuará sendo até a erradicação do vírus. Ações inovadoras foram pensadas para que o atendimento não fosse paralisado e priorizado o atendimento aos mais necessitados está sendo constantemente acompanhado por assistentes sociais, psicólogos, advogados, e servidores treinados para orientar toda a população.
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