23/09/2020 às 08h19min - Atualizada em 23/09/2020 às 08h19min

CARANGOLENSE DESENVOLVE PROJETO QUE INCENTIVA A DEVOLUÇÃO DE GARRAFAS PET´S

Empresário e pré-candidato a vereador Douglas Viana desenvolveu o projeto “Ouro Verde”, que estimula a retirada de garrafas pet´s do meio ambiente

O empresário carangolense Douglas Viana desenvolveu um projeto sustentável que pode mudar o cenário de descarte de garrafas pet´s no Município de Carangola. A ideia surgiu ao visitar uma das cachoeiras mais conhecidas da região – a Cachoeira do Vazito.
 
Tida nos anos 80 como um santuário ecológico da região, atualmente a degradação ambiental também chegou por lá. Douglas constatou que o local que tem uma rica fauna aquática está cheio de garrafas pets que se alojou no local em consequência das enchentes e também por ação do homem.
 
O Projeto “Ouro Verde” consiste na criação de pontos de coleta para a reciclagem da garrafa pet´s e emitiria um crédito que Douglas adotou o nome de “Real Carangola”. Para incentivar os catadores e toda a comunidade carangolense, ele sugere eu cada garrafa pet seja troca por R$ 0,80 (oitenta centavos) em Real Carangola que poderia ser usados nos agentes credenciados do projeto.
 
Garrafas pets e sacolas plásticas demoram cerca de dois mil anos para se decompor na natureza. Douglas explica que o projeto pode vir a dar certo, desde que haja esforço e união da comunidade e do Poder Público e que pode ser uma grande alternativa para a recuperação de nascentes e uma esperança para o hoje poluído Rio Carangola.
 
“Lógico que no momento é apenas uma ideia, mas que com união e esforço de todos, podemos mudar a realidade do Rio Carangola. E o meu projeto vai além da preservação ambiental, pois tem um pilar na economia local. O Real Carangola gera renda para muita gente. O volume de material reciclado na cidade tende a crescer com a implantação desse projeto”, finaliza Douglas.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »