27/06/2019 às 16h20min - Atualizada em 01/07/2019 às 15h14min

Responsabilidade social é coirmã do jornalismo

Graziano Amorim
Empresas buscam no CRM a saída para melhorar seu faturamento

A responsabilidade social que carrega o jornalismo remonta conquistas expressivas para a sociedade. A regulamentação da profissão em 1969 falava da responsabilidade da imprensa.

  

Refletir sobre a profissão de jornalista diante dos novos cenários políticos, sociais e culturais é, sobretudo, pensar a no exercício da democracia e nos direitos e deveres de toda a sociedade.

  

A palavra journaliste3 , junção de duas palavras francesas jour, cuja tradução corresponde a “dia” e analyste, que significa analista, resultou na definição da profissão jornalista: analista do cotidiano. A profissão surgiu no século XV e desde o princípio esteve ligada às novas tecnologias com a invenção da prensa por Gutenberg e continuou a se desenvolver com o advento das novas tecnologias. Segundo Schudson (2000: 192), o lead e a estrutura da pirâmide invertida emergiram nos Estados Unidos, no fim do século XIX, com uma finalidade específica: “a de elevar o jornalista ao status de profissionais especializados na apresentação dos fatos, a partir de um instrumento narrativo novo, pretensamente objetivo, e de uso restrito ao profissional”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »